Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Professoras e alunas do Curso de Pedagogia da Unidade Doctum de Vitória participam da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, realizada pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), que acontece de forma virtual entre os dias 08 e 12 de março de 2021.
Neste ano, a Jornada traz como tema do evento “Instituições, Saberes Pedagógicos e Práticas Escolares”. O objetivo é promover a reflexão, a produção científica e o debate acerca da dualidade entre o modelo moderno de escola e as demandas sociais. Além de oferecer atividades coordenadas a partir da cidade do Porto, em Portugal. O evento encontra-se disponibilizado no canal do Conjugare no YouTube.
A docente da Doctum, professora Monique Montenegro, apresenta as pesquisas “Concepções de Gênero e Trajetórias – uma análise da trajetória das estudantes de Pedagogia da Faculdade Doctum de Vitória e suas concepções sobre gênero” e “Metodologias Ativas: Passado, Presente ou Futuro?“. Tais pesquisas derivam de dois trabalhos de conclusão de curso (TCC) do último semestre e contam com a participação das egressas: Érika Carla Vicente, Fernanda Silva Souza, Laryssa Pereira Floriano, Raquel Alves Fortunato e Jaíne Ribeiro Miranda.
Além das apresentações, Monique também é responsável pela mediação da mesa: “Práticas da Educação a Distância no Brasil: desafios e possibilidades”, que conta com a participação da professora Shenia D’Arc Venturim, também do Curso de Pedagogia da Unidade de Vitória.
A professora Giselle Dutra apresenta sua pesquisa acerca de adoção e inclusão escolar, cujo título é: “Uma fenomenologia de sentidos sobre adoção tardia e inclusão escolar“. Segundo a docente, a pesquisa dialoga sobre um tema emergente no bojo das demandas sociais que alcançam a escola cotidianamente. “É preciso reconhecer os alunos sem generalizações sobre seus sucessos e fracassos. Acreditamos que a escola que consegue enxergar os contextos de seus alunos para desenvolver um trabalho comprometido com a formação integral de um sujeito, torna-se um lócus importante no processo de reconstrução das relações e sentidos, para crianças e adolescentes adotados tardiamente, e pode contribuir significativamente e intencionalmente para o seu sucesso.”
Quanto às apresentações e a mediação da mesa redonda, a professora Monique afirma que a participação de docentes e alunas da Doctum é muito importante para o projeto acadêmico da instituição. “Isso demonstra como o nosso curso tem crescido no desenvolvimento de práticas de pesquisas. Os artigos apresentados derivam de dois TCC’s defendidos no último semestre e possuem temáticas muito pertinentes e atuais. A mesa redonda, que conta com a professora Shenia, também traz discussões importantíssimas sobre a Educação a Distância, que cresce exponencialmente no Brasil, especialmente nas licenciaturas” .
O Livro de Resumos da Jornada já encontra-se disponível para download no site do Conjugare.
Professoras e alunas do Curso de Pedagogia da Unidade Doctum de Vitória participam da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, realizada pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), que acontece de forma virtual entre os dias 08 e 12 de março de 2021.
Neste ano, a Jornada traz como tema do evento “Instituições, Saberes Pedagógicos e Práticas Escolares”. O objetivo é promover a reflexão, a produção científica e o debate acerca da dualidade entre o modelo moderno de escola e as demandas sociais. Além de oferecer atividades coordenadas a partir da cidade do Porto, em Portugal. O evento encontra-se disponibilizado no canal do Conjugare no YouTube.
A docente da Doctum, professora Monique Montenegro, apresenta as pesquisas “Concepções de Gênero e Trajetórias – uma análise da trajetória das estudantes de Pedagogia da Faculdade Doctum de Vitória e suas concepções sobre gênero” e “Metodologias Ativas: Passado, Presente ou Futuro?“. Tais pesquisas derivam de dois trabalhos de conclusão de curso (TCC) do último semestre e contam com a participação das egressas: Érika Carla Vicente, Fernanda Silva Souza, Laryssa Pereira Floriano, Raquel Alves Fortunato e Jaíne Ribeiro Miranda.
Além das apresentações, Monique também é responsável pela mediação da mesa: “Práticas da Educação a Distância no Brasil: desafios e possibilidades”, que conta com a participação da professora Shenia D’Arc Venturim, também do Curso de Pedagogia da Unidade de Vitória.
A professora Giselle Dutra apresenta sua pesquisa acerca de adoção e inclusão escolar, cujo título é: “Uma fenomenologia de sentidos sobre adoção tardia e inclusão escolar“. Segundo a docente, a pesquisa dialoga sobre um tema emergente no bojo das demandas sociais que alcançam a escola cotidianamente. “É preciso reconhecer os alunos sem generalizações sobre seus sucessos e fracassos. Acreditamos que a escola que consegue enxergar os contextos de seus alunos para desenvolver um trabalho comprometido com a formação integral de um sujeito, torna-se um lócus importante no processo de reconstrução das relações e sentidos, para crianças e adolescentes adotados tardiamente, e pode contribuir significativamente e intencionalmente para o seu sucesso.”
Quanto às apresentações e a mediação da mesa redonda, a professora Monique afirma que a participação de docentes e alunas da Doctum é muito importante para o projeto acadêmico da instituição. “Isso demonstra como o nosso curso tem crescido no desenvolvimento de práticas de pesquisas. Os artigos apresentados derivam de dois TCC’s defendidos no último semestre e possuem temáticas muito pertinentes e atuais. A mesa redonda, que conta com a professora Shenia, também traz discussões importantíssimas sobre a Educação a Distância, que cresce exponencialmente no Brasil, especialmente nas licenciaturas” .
O Livro de Resumos da Jornada já encontra-se disponível para download no site do Conjugare.